31 2122-1800
PODEMOS BEBER ÁGUA DO POÇO ARTESIANO?

PODEMOS BEBER ÁGUA DO POÇO ARTESIANO?

Uma pergunta que sempre aparece quando falamos de poços artesianos é: a água é boa para o consumo humano? Vamos esclarecer um pouco esse assunto: Para começar, devemos saber que as águas de poços artesianos são classificadas como “água bruta”, assim como dos rios, lagos, barragens, lençóis freáticos, minas e córregos. Assim, são águas desprovidas de qualquer tipo de tratamento, não atendendo aos padrões de consumo humano. Porém, há informações importantes sobre essas águas que precisamos saber. Quando falamos de poços rasos ou cisterna, a água é imprópria para o consumo humano devido a fatores como agrotóxicos, esterco, aterro e outros. Já grande parte dos poços artesianos tubulares profundos possui água boa para consumirmos. Mas veja bem: estamos falando de água encontrada a, pelo menos, 100 metros de profundidade e que é filtrada naturalmente por rochas e segmentos por anos. É uma água que pode ser consumida com segurança e pode inclusive, fazer bem para nossa saúde. No entanto, problemas podem ocorrer. Há fatores que podem comprometer a potabilidade da água de poços profundos, como a presença de ferro e manganês devido a geologia local podem contaminar a água. Você deve estar se perguntando: como pode saber se pode beber a água de um poço? A única forma de saber se água de um poço é segura é realizando uma análise, chamada de análise físico-químico e bacteriológica que vai determinar se ela contém ameaças invisíveis que podem ameaçar nossa saúde. Somente com esse resultado você terá a resposta segura à sua pergunta.

Como tornar a água de poço boa para nosso consumo?

Para dizer que a água de um poço é potável, ela precisa obedecer à legislação brasileira sobre potabilidade, no caso, o Anexo XX da Portaria de Consolidação Nº5 do Ministério da Saúde brasileiro. De acordo com essa lei, para ser considerada potável, a água precisa respeitar vários parâmetros de cor, turbidez, pH e muito mais. Obviamente, também precisa ser segura, ou seja, não ter um número alto de bactérias.

Como tratar a água de poço artesiano?

Como falamos as análises de água são o ponto inicial para a tomada de ações corretivas, mas algumas ações gerais são recomendadas para o tratamento de água de poço artesiano:

Sistemas de Filtração: Funcionam como uma barreira para os contaminantes. O filtro vai permitir a passagem de líquido por uma membrana semipermeável, mas vai reter partículas sólidas.

Dosagem de Biocida (cloração): implementar um sistema inteligente de cloração ajuda a diminuir a presença de bactérias de vida livre. Como falamos anteriormente no nosso post sobre “o processo de desinfecção de água” o cloro apresenta uma alta eficiência na eliminação de contaminações microbiológicas.

O melhor caminho é recorrer a empresas especializadas para testes e tratamento de água dos poços artesianos, como a Hidropoços. Assim você tem a segurança das melhores técnicas, profissionais especializados e equipamentos seguros.

Em nosso blog você obtém sempre informações relevantes sobre obtenção, cuidado e manutenção dos poços artesianos.

Conte com a Hidropoços para tudo que você precisa para seu poço artesiano. Nossa equipe especializada está à disposição através do nosso suporte, assim, você garante a segurança e eficiência do seu poço.

Quer construir um poço artesiano na sua empresa e não sabe como? Entre em contato com a HIDROPOÇOS e saiba como ajudar a sua empresa a ter mais economia e saúde.

Veja também: